Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Phaethontiformes
Família: Phaethontidae
 Brandt, 1840
Espécie: P. rubricauda

Nome Científico

Phaethon rubricauda
Boddaert, 1783

Nome em Inglês

Red-tailed Tropicbird


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Rabo-de-palha-de-cauda-vermelha

O rabo-de-palha-de-cauda-vermelha é uma ave pelecaniforme da família Phaethontidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) phaö = brilhar; phaethön = sol brilhante; e do (latim) ruber = vermelho; e cauda = cauda; rubricauda = cauda vermelha. ⇒ Ave brilhante com cauda vermelha.

Características

78 a 81 cm, envergadura de 104 a 119 cm, peso de 600 a 835 g. Ave graciosa predominantemente branca, frequentemente com tons rosados, cuja extensão varia de acordo com a região. Crescente preta na frente dos olhos e estrias pretas nas partes laterais do corpo e base das primárias das asas. Cauda comprida, podendo medir 35 cm de comprimento, e de cor vermelha. Bico curvo, serrilhado e de cor vermelha ou laranja; pés com membranas natatórias pretas. Imaturos com dorso fortemente barrado de preto, bico preto e sem cauda.

Subespécies

Possui quatro subespécies:

(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de peixes, principalmente peixes-voadores, lulas e crustáceos. Quando está caçando, uma vez que a presa é visualizada, paira rapidamente no ar com a cabeça e o bico virado para baixo antes de fazer uma rápida imersão de uma altura de 15 a 20 metros. Na água, faz movimentos rápidos, com curvas rápidas e torções, usando as asas semiflexionadas para controlar seu corpo, antes de capturar a sua presa com seu bico serrilhado. Os peixes-voadores são capturados no ar, enquanto estão “voando”. Come também peixes descartados por barcos pesqueiros.

Reprodução

Na época da reprodução, as aves adultas se envolvem em incomuns exposições de corte aéreas, com até 15 pássaros que voam para cima em círculos largos, o tempo todo emitindo gritos ásperos. São monogâmicos. Nidificam em colônias em ilhas dos oceanos Pacífico e Índico, onde os ninhos são feitos no chão sob a vegetação ou em buracos e fendas em inacessíveis falésias costeiras. As áreas de nidificação são defendidas contra intrusos e pode haver uma concorrência feroz para os melhores locais de nidificação em uma colônia lotada, onde pode ocorrer lutas sangrentas entre as aves. O ninho é uma pequena cavidade feita no chão pelo macho. Põe apenas 1 ovo que é incubados alternadamente pelo macho e pela fêmea por cerca de 42 a 46 dias. O filhote é alimentado pelo casal por 67 a 91 dias, quando está totalmente emplumado e é capaz de voar.

Hábitos

Pelágico, vive nas águas tropicais do sul do oceano Índico e do oceano Pacífico ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio. Ocasionalmente no oceano Atlântico. Voam com rápidas batidas de asas e exploram sua grande envergadura e aerodinâmica para atingir grandes altitudes. Quando descansam, flutuam na superfície do mar, sendo sua plumagem totalmente à prova d’água. Fora da época da reprodução é encontrado geralmente solitário. Gracioso no ar, é desajeitado quando anda no solo. Os imaturos não reprodutores vagam pelos oceanos, podendo atingir até 5000 km. de sua colônia de origem. Atinge a maturidade em 2 a 5 anos, retornando então à sua colônia de origem para procriar. Tem uma longevidade máxima em torno de 32 anos em estado selvagem.

Distribuição Geográfica

VA ( Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos ). Tipicamente encontrado nas águas tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico. Ocasionalmente no Atlântico e raramente em águas brasileiras. Ja foi registrada na Ilha de Santa Barbara, no Brasil.

Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos